sexta-feira, 13 de abril de 2012
Sticker Art: A Arte das Etiquetas e Adesivos.
As Sticker's surgiram de forma a representar características próprias existentes em determinadas tribos urbanas. Nas décadas de 60, 70, 80 e 90 as sticker's como são conhecidos os desenhos de linhas simples que nestas décadas recebiam modificações de acordo com cada região ou bairro da Nova York governada pelas tribos urbanas.
Nos dias de hoje, esses desenhos que eram colados nos muros, nos postes e nas fronteiras entre os territórios urbanos, evoluíram e hoje são encontrados nos meios públicos, como ilustrações de ações comuns, representações em espaços reservados e também alcançaram os meios de comunicação na internet, como são exemplificados através dos emoticons, dos mm's entre outros.
Não sabe-se ao certo quem foi o artista criador das sticker's, mas pode-se contextualizar que elas são utilizadas hoje por grafiteiros, publicitários e artistas que produzem linguagens mais populares como é o exemplo dos grafiteiros Os Gemêos.
O trabalho pode ser realizado com o propósito de transmitir uma mensagem ou pelo simples prazer de enfeitar a rua expondo seu gosto ou ponto de vista no alto de um poste, no final de uma placa ou até mesmo no pé de um muro.
Os primeiros stickers chegaram no Brasil como adesivos decorativos utilizados na decoração de residências e lojas. Os adesivos são recortados em vinil autoadesivo e protegidos por máscara transparente que o aplicador retira ao fixá-los no local de destino.
Além dos stickers adesivos, os artistas de rua também trabalham com cartazes Lambe-Lambes, que não são adesivos, são colados com cola comercial ou caseira.
Assinar:
Postagens (Atom)